Olá! No artigo de hoje vou falar sobre o processo de pintura digital do meu desenho do dragão para o Inktober – dia 12 do desafio.
O desafio foi fazer uma arte digital que imitasse uma arte feita à mão, com caneta nanquim, com o tema “dragão”. O desenho foi feito nas cores preto, branco e tons de cinza.
Inktober é um desafio de desenho com tinta (mas que também pode ser feito com outros meios, como pintura digital) que acontece todo ano e dura todo o mês de outubro. O nome “Inktober” é um trocadilho com as palavras em inglês Ink (tinta) e October (Outubro).
Cada dia do mês possui um tema de desenho para ser feito. Para o 12° dia, o tema foi “dragão”, que é o desenho deste artigo. Saiba mais sobre esse desafio no meu artigo sobre o Inktober 2019.
Para criar a arte, usei o programa Adobe Photoshop CC 2019, junto com uma mesa digitalizadora Wacom CTL-480. Já para organizar imagens de referência, usei o programa PureRef.
É recomendado que você tenha conhecimentos básicos sobre o Photoshop ou outro programa de pintura digital para entender melhor as informações técnicas que vou passar, porém tentarei ser didático.
Meu processo criativo foi dividido nas seguintes etapas: busca por referências, rascunho, lineart, hachuras e finalização do fundo. Veja a seguir a explicação dessas etapas.
1° passo: busca por referências
O primeiro passo antes de começar um desenho é planejar o que desenhar e como desenhar.
E para isso somos livres para olhar muitas referências de desenhos e modelagens 3D feitos por outros artistas para nos inspirarmos.
Existem várias formas de se representar um dragão. Meu objetivo foi olhar designs que mais me atraíram, e criar o meu próprio misturando características que mais me agradavam, criando assim um design novo.
Dentre essas características estão a forma da mandíbula, os chifres, o formato do olho, os espinhos, as escamas etc. Como resolvi desenhar apenas a cabeça e parte do peito e pescoço de um dragão, busquei principalmente por imagens referentes a essas áreas.
Os sites que mais uso para buscar referências é o Google imagens e o Pinterest. Portais de arte digital também são ricos em referências e ideias feitas por outros artistas. Os que mais utilizo são o DeviantArt e ArtStation.
Com as imagens de referência baixadas, adicionei todas a uma nova cena do programa PureRef, que é como uma mesa digital para organizar referências. Esse programa é muito útil pois permite que você organize as referências dentro de uma janela da forma que quiser. Você pode até mesmo sobrepor essa janela sobre o seu programa de desenho.
Como uso dois monitores, deixei o Photoshop CC 2019 aberto no monitor principal, e o PureRef aberto em tela cheia no monitor secundário.
2° passo: Rascunho do dragão para o inktober
É aqui que todos os detalhes que mais me chamaram atenção na fase anterior são desenhados e misturados. O objetivo agora é testar as ideias para ver se ficam legais!
Novo documento do Photoshop
Pra começar, criei um novo documento no Photoshop CC 2019 com formato quadrado, em RGB. Deixei o tamanho com 3000 x 3000 pixels e resolução de 300 pixels por polegada. Assim ganho um bom nível de detalhes e ainda posso imprimir em boa qualidade depois, se eu quiser.
Deixei que o Photoshop criasse automaticamente uma camada de plano de fundo (background) preenchida com a cor branca, pois a usei como base.
Para começar o rascunho, criei uma nova camada transparente acima da camada branca de fundo. É nela que comecei meu desenho.
Então, ativei a ferramenta Pincel (brush tool) e escolhi um pincel básico redondo, com a pressão da caneta alterando a opacidade (opacity) e o tamanho (size) da pincelada.
Escolhi a cor preta básica padrão do programa, e para a dureza (hardness) do pincel usei valores entre 0 e 50%, já que eu queria algo mais suave.
Formas gerais do dragão para inktober
Comecei a desenhar as formas da minha cabeça de dragão, buscando partir de um plano mais geral, como a silhueta. Então fui gradualmente adicionando formas mais locais, como a posição dos olhos, espinhos, dentes e peito do dragão.
Um recurso muito útil para visualizar as proporções do desenho é refletir a imagem horizontalmente (menu imagem > Rotação de imagem > Virar tela de pintura horizontalmente), porque isso força nosso cérebro a perceber imperfeições no nosso trabalho.
A fase do rascunho é muito volúvel. Tudo pode mudar a qualquer momento. Por isso busco apenas começar a detalhar o desenho quando eu estiver satisfeito com suas formas mais gerais.
Detalhando o rascunho do dragão para inktober
Na fase de detalhar melhor o rascunho, procuro deixar a posição dos traços próxima do que será a arte final. Entretanto, eu trato mais o rascunho como uma demarcação do que como algo preciso.
Comecei a desenhar as escamas, rugas, espinhos internos, rachaduras e texturas. Não me importo muito com a grossura dos traços nessa fase, e costumo rabiscar várias vezes o mesmo lugar ou testar várias posições para cada detalhe.
Às vezes redesenho tantas vezes que tudo fica uma enorme bagunça, e é aqui que entra a ferramenta Borracha (eraser tool). Costumo usar uma borracha com as mesmas especificações do pincel, porém sem variação do tamanho de acordo com a pressão da caneta.
Assim deixo apenas os traços que vou realmente usar e não corro risco de me confundir no meio de muitos rabiscos.
Quando eu estou satisfeito e certo de que meu rascunho representa bem o que quero do desenho como um todo, eu passo para a etapa da arte final.
3° passo: lineart – simulando caneta nanquim
Na etapa da arte final o meu objetivo é passar a limpo o desenho, buscando imitar traços com caneta nanquim usando o rascunho para me guiar. Assim sendo, vou precisar de mais camadas para poder preservar o rascunho, e é aí que começa a importância da organização.
Organizando as camadas
Dica importantíssima: organizar o seu trabalho faz toda a diferença pra você encontrar rápido as camadas que quer editar!
A partir do momento que vou começar a encher o documento de camadas, a dica primordial é nomeá-las! Costumo compor meus desenhos desse tipo com as seguintes camadas: Lineart, Pintura, Rascunho e Plano de Fundo.
Entretanto as vezes crio múltiplas camadas para, por exemplo, testar novos traços e ver se vão ficar legais, sem estragar os traços que já fiz anteriormente.
Quando faço isso, gosto de criar grupos de camadas para conter partes do desenho que tem a ver entre si. Por exemplo: um grupo para o rascunho, outro para a lineart, outro para a pintura etc.
Uma boa prática é mesclar camadas depois que ficar satisfeito com as alterações que você fizer usando mais de uma camada para a mesma finalidade, como a lineart. Mas faça isso apenas se não for mais precisar das camadas separadas!
Ah, e para ajudar visualmente, você pode mudar a cor das camadas, como nas imagens acima. Basta clicar com o botão direito na camada e escolher uma das cores em uma das últimas opções!
Camada de lineart
A primeira coisa que faço é diminuir a opacidade da camada do rascunho e criar uma nova camada acima dela. Na nova camada farei toda a arte final, também conhecida como lineart.
O rascunho deve servir apenas de base, portanto deve ficar parcialmente visível mas sem atrapalhar a visualização dos traços que eu fizer na camada acima.
Para obter uma textura parecida com a de caneta nanquim, usei um pacote de pincéis de Photoshop que podem ser baixados através desse link.
Com o novo pincel selecionado, deixei que a pressão da caneta alterasse apenas o tamanho do traço. A opacidade deixei em 100% e mantive a cor preta.
Controle sobre os traços
Comecei fazendo os traços como eu faria usando uma caneta nanquim. Para ter mais controle, usei o recurso de rotação de tela do Photoshop (tecla de atalho R), permitindo que eu desenhasse confortavelmente em qualquer ângulo.
A opção Suavização (smoothing) do pincel é muito útil para fazer traços mais longos, pois evita que o traço saia tremido e permite que você tenha mais controle sobre a direção da linha A suavização ajuda muito quando queremos traçar por cima de um rascunho e fazer o traço o mais correto possível.
Corrigindo erros nos traços com pincel
Meu maior aliado para corrigir erros quando faço um traço é o famoso atalho de teclado Ctrl+Z (Win) / Cmd+Z (Mac) para desfazer ações.
Outra forma de corrigir as linhas é usando a boa e velha ferramenta borracha, especialmente para retirar excessos. Usei a borracha básica redonda, com 100% de transparência e 100% de dureza, sem sensibilidade para pressão.
Espessura das linhas e rachaduras
Uma técnica que dá profundidade ao desenho é a de aumentar a espessura de determinadas linhas.
Além de fazer todos os traços do desenho, costumo traçar novamente as linhas de contorno externo, deixando-as mais grossas. Isso faz com que o desenho se sobressaia.
Para os traços internos, escolho uma fonte de luz, que no caso é acima da cabeça do dragão. Então, deixo todos os traços que ficam no lado oposto à luz mais grossos. Assim, o desenho ganha volume em suas formas.