Hoje trago pra vocês a análise do jogo Nidhogg! Ele é um jogo indie de luta de esgrima sidescroller em 2D, desenvolvido pela Messhof para 1 ou 2 jogadores.
Lançado em 2014, o jogo é leve, tem gráficos em pixel art simples e uma campanha singleplayer curta. Porém, o brilho está nas lutas multiplayer, mais divertidas e que podem ser personalizadas.
Além disso, possui um modo torneio para até 8 jogadores disputarem quem é o melhor!
Os gráficos são minimalistas, chapados e dão uma aparência retrô para o jogo Nidhogg. Apesar disso, o combate é complexo, rápido, fluido e muito divertido!
Você pode enfrentar outro jogador ou o computador em uma luta de espadas, acrobacias, socos, rasteiras e chutes. O objetivo é avançar no território inimigo e chegar até o final para ganhar.
Regras do jogo Nidhogg – Como funciona?
As lutas são de 1 contra 1, e você escolhe se quer jogar o modo single player ou multiplayer.
No single player, você deve derrotar 17 oponentes no menor tempo possível. Ou seja, em meia hora ou menos você zera, o que serve mais pra treinar pra jogar contra alguém.
Por outro lado, é no modo multiplayer que o jogo brilha. Nele você tem a liberdade de escolher o cenário e personalizar as regras da luta.
Dessa forma, é um ponto negativo para quem quer jogar sozinho, pois o single player é repetitivo e sem opção de customização.
Como se ganha a partida?
A partida funciona como um cabo de guerra invertido. Ou seja, o objetivo é avançar pelo território inimigo, e vence quem atravessar a tela final do lado do oponente.
Por exemplo, a cada morte o adversário vitorioso ganha a vantagem para avançar no território inimigo. Porém, após um tempo o outro jogador renasce para se defender e tentar virar o jogo.
Quem tem a vantagem pode continuar avançando sem precisar matar o inimigo. Ou seja, pode simplesmente desviar dele e continuar, porém você perderá a vantagem caso seja morto.
Por isso, para ganhar você pode jogar sujo, evitar lutas e até usar o cenário a seu favor. Da mesma forma, tenha muita cautela e não cometa deslizes se estiver na defensiva!
Por fim, o ganhador será devorado por um monstro chamado Nidhogg, uma minhoca gigante voadora. Super doido, não é?
Apesar de levar o nome de uma lenda nórdica, o jogo não explora a história, focando apenas nas lutas. Além disso, na lenda, Nidhogg se assemelha mais a um dragão ou serpente.
Combate
Sempre que o jogo inicia ou o jogador renasce, o personagem começa com uma espada.
Você pode fazer um ataque baixo, médio, alto, desarmar o oponente ou jogar a espada à distância. Não só isso, mas também a posição da espada também te protege de ataques.
Além disso, você pode pular, dar um chute aéreo, rasteira, e se for desarmado pode dar socos. Dessa forma, você se garante na luta mesmo sem espada, e ainda pode pegar uma que estiver no chão.
A mecânica de desarmar é interessante, pois você terá muita vantagem sobre seu oponente. Por outro lado, a cada morte, a espada fica no chão, que logo ficará cheio delas para serem usadas!
Cenários
Cada cenário é linear, dividido em várias telas para a direita, esquerda e uma central, onde os jogadores começam. O jogo tem 4 cenários: Castle, Clouds, Mines e Wilds, como por exemplo:
Gosto muito que cenários podem tornar a luta mais dinâmica. Por exemplo, você fica vulnerável ao pular buracos, e em Clouds é possível cair se ficar muito tempo parado em uma nuvem.
Além disso, corredores estreitos em Castle e Mines te impedem de pular e atirar espadas. Em Wilds, você pode se esconder no mato e surpreender seu adversário, ou passar por ele facilmente usando plataformas.
Por outro lado, senti que poderia ter mais cenários com novos elementos pra dificultar as lutas. Dessa forma o jogo teria mais conteúdo, novidades e seria menos repetitivo.
Personalizando as regras do jogo
Para deixar as lutas mais interessantes, você pode personalizar as regras do jogo nidhogg no modo multiplayer.
Por exemplo, temos o modo baixa gravidade, câmera lenta, turbo, espada bumerangue, morte súbita, tempo limite etc.
É um ponto forte do jogo, pois são novidades que incentivam eu e meus amigos a jogarmos mais vezes. Além disso, mudar as mecânicas faz as lutas não serem repetitivas e se tornarem desafiadoras.
Torneio de 3 a 8 jogadores
Ao escolher o modo multiplayer, você pode iniciar um torneio de 3 a 8 jogadores. Além disso, pode escolher o cenário e personalizar as regras do desafio.
Quando iniciar, chaves do torneio serão criadas automaticamente. Dessa forma, os jogadores irão sendo colocados em lutas 1 contra 1 e eliminados até que haja um vencedor.
Tudo isso já rendeu muitas horas de diversão (e gritos) com meus amigos. E aí, que tal experimentar com os seus?
Conteúdo relacionado
Espero que tenha curtido a análise do jogo Nidhogg! A seguir trago links úteis conteúdo relacionado que você pode gostar:
Curso de criação de jogos com GameMaker Studio e Unity
Tem interesse em desenvolvimento de jogos? Que tal aprender a ferramenta GameMaker, usada pelos criadores do Nidhogg?
Recomendo o curso Torne-se um desenvolvedor de jogos – None class (link afiliado).
Com um preço acessível você aprende GameMaker Studio 2 e Unity! Além disso, o curso conta com 30 dias de garantia e é totalmente em português.
Também sou aluno do curso e é minha recomendação n° 1. São mais de 70 horas de conteúdo do zero ao avançado, com ótima didática e muitos exercícios.
Clique aqui para conhecer mais sobre o curso, e bons estudos!