Análise do beta de Back 4 Blood – Jogo de terror multiplayer

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Hoje trago a análise do beta do jogo Back 4 Blood! Será ele o novo sucessor espiritual do aclamado Left 4 Dead?

Back 4 Blood é um FPS multiplayer desenvolvido pela Turtle Rock Studios, a mesma criadora de Left 4 Dead. Além de seguir a mesma receita base, o novo jogo adiciona gráficos mais realistas, personagens com habilidades diferentes e novas mecânicas.

O jogo se passa em um mundo pós apocalíptico em que zumbis famintos querem devorar o resto da humanidade.

Então, você e seus amigos devem enfrentar essa ameaça no comando das sentinelas, que são humanos imunes, acabar com os contagiados e reconquistar o planeta.

Você pode formar um grupo de até 4 pessoas, contando com crossplay opcional entre pc e consoles. Na falta de jogadores, o computador (bots) assume as sentinelas restantes na campanha.

Sala segura no beta de Back 4 Blood
Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios

Com previsão para lançamento dia 12 de outubro, tivemos a oportunidade de testá-lo na versão beta entre 5 e 16 de agosto.

Na versão beta do jogo Back 4 Blood, apenas o primeiro ato da campanha podia ser jogado, divido em 8 níveis. Além disso, também pudemos jogar o modo versus, que coloca 4 sentinelas contra 4 contagiados.

Acampamento – Onde o jogo começa

Quando começamos o jogo, iniciamos em um acampamento. Ali podemos acessar missões, desbloquear recursos e testar armas em um campo de treinamento.

Ao começar uma nova campanha ou versus, o jogador escolhe com qual dos sentinelas quer jogar.

No beta de Back 4 Blood pudemos jogar com Evangelo, Walker, Holly, Mãe e Hoffman. Além disso, também teremos Doutora, Jim e Karlee na versão final.

Personagens do jogo Back 4 Blood

Cada um deles possui bônus diferentes, podendo ter um papel diferente no grupo. Além do mais, contam com bônus de cartas, que explicarei mais pra frente.

Uma nova mecânica importante é o status do vigor, indicado em uma barra na tela. Por exemplo, você gasta seu vigor para correr e atacar, porém precisa esperar recarregar para usar novamente.

Gameplay do ato 1 da campanha

O ato 1 da campanha segue a mesma receita de Left 4 Dead, com o objetivo de sair de uma sala segura e ir até a próxima.

Já na sala segura você tem disponível uma loja de suprimentos e armas, uma ótima adição em relação ao Left 4 Dead. Os itens são comprados com cobres que você encontra no mapa ou ganha completando desafios, como por exemplo:

Loja de itens no beta de Back 4 Blood
Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios

Além disso, no mapa você pode encontrar armas, munições, granadas, molotovs, kits médicos e até cartas bônus.

No caminho entre salas seguras, a ação não para, com centenas de contagiados normais e especiais tentando devorar seu grupo.

Por exemplo, temos a cuspidora que nos prende em uma teia, o fedido que cospe e solta ácido quando morre e o garotão que nos agarra.

Zumbi Garotão imobilizando o jogador em Back 4 Blood
Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios

Um ponto alto da campanha é quando enfrentamos um contagiado gigante, em uma luta que se divide em mais de um cenário.

Além disso, outro momento marcante foi a missão de plantar explosivos para explodir um navio. E, para fechar com chave de ouro, carregar um obuseiro e atirar para destruir a entrada de uma mina.

Na prática, finalizar a campanha foi muito mais fácil com jogadores reais do que com bots. A IA não é das melhores, com os bots tomando muito dano e morrendo facilmente, atrapalhando muito o progresso.

Por fim, sua experiência será diferente cada vez que você jogar o mesmo mapa de novo. Por exemplo, itens, portas e spawn de zumbis serão randomizados, o que me motivou quanto a rejogabilidade.

Modo versus

No modo versus, 4 sentinelas e 4 contagiados se enfrentam, comandados por jogadores reais.

Dessa forma, sentinelas e contagiados revezam a cada rodada e ganha 1 ponto quem sobreviver por mais tempo. Por fim, o time vencedor será o que ganhar a disputa de melhor de 3.

Assim como na campanha, no início os jogadores escolhem sentinelas e baralhos para jogar. Já os contagiados podem escolher dentre vários zumbis especiais.

Na fase de preparação, os sentinelas devem correr para pegar armas e suprimentos. Quando a partida começa, hordas de zumbis comuns aparecem, junto com os jogadores contagiados.

Esses últimos tem controle do mapa, escolhendo onde querem aparecer. Ao morrerem, podem reaparecer após algum tempo.

Além disso, podem trocar de mutação, e até mesmo melhorar seu personagem ou a horda de contagiados comuns com pontos ganhos.

O lado negativo do modo versus é quando um jogador sai, desbalanceando os times. Isso porque o jogador a menos não é preenchido com um bot ou outro jogador, fazendo ficar injusto.

Gráficos sensacionais

A primeira coisa que me chamou atenção foi a beleza (horripilante) dos gráficos. Sendo assim, as texturas, iluminação, efeitos especiais e detalhamento encheram meus olhos.

Gráficos do beta de Back 4 Blood
Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios

Tanto os personagens jogáveis como inimigos receberam tratamento especial no visual. Por exemplo, as roupas das sentinelas são cheias de detalhes e exclusivas, e temos uma grande variedade de contagiados.

Não se assuste se confundir seus aliados com zumbis ao vê-los cobertos de sangue após matarem uma horda. Além disso, você provavelmente vai admirar até as estruturas orgânicas que engolem parte do cenário.

Além disso, você não saberá de onde o perigo vem quando estiver no meio de uma névoa densa. Tudo isso nos faz sentir completamente imersos nesse mundo pós apocalíptico.

Diálogos em português, interação e sons imersivos

Para a minha felicidade, os diálogos e legendas são em português, com muitos palavrões e pitadas de humor.

Assim como em Left 4 Dead, os personagens interagem entre si, com os acontecimentos e avisam sobre itens encontrados. Além disso, é possível enviar sinais para os aliados sobre objetivos, concordar, discordar etc.

E como não podia faltar, o áudio ambiente e dos zumbis nos faz pular de susto e sentir como se estivéssemos cercados por todos os lados.

Armas disponíveis no beta de Back 4 Blood

No campo de tiro do acampamento todas as armas estavam disponíveis para testar.

A variedade é grande, com pistolas, shotguns, rifles e metralhadoras, assim como melhorias de cartucho, mira etc.

Além de armas de fogo, também temos machados, bastões e facas. E é claro, não podia faltar granadas explosivas, de luz e molotovs.

Os status das armas aparecem quando apontamos pra elas, e ainda são indicadas as diferenças em relação a arma que estamos segurando. Dessa forma, achei mais fácil compará-las e decidir quando trocar.

Por fim, senti que usar as armas é totalmente prazeroso. Além das animações muito bem feitas, o feedback visual dos tiros acertados e da área de impacto das granadas é bastante claro.

Sistema de cartas e baralhos

A maior novidade do Back 4 Blood foi o sistema de cartas que concedem bônus para seu personagem. Por exemplo, podem aumentar sua vida, munição, velocidade de carregamento e muitos outros efeitos.

Sistema de cartas e baralho no beta de Back 4 Blood
Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios

No começo fiquei confuso, pois o beta não tinha um tutorial de como usar as cartas. Porém, basicamente é um sistema de progressão que fortalece seu personagem e dura até o final do ato.

Dessa forma, você pode customizar sua sentinela com melhorias que se acumulam conforme você avança nas fases. As cartas são organizadas em baralhos, que você pode personalizar com quais cartas quiser.

Você já começa com algumas delas disponíveis, e pode desbloquear mais gastando pontos de fornecimento que você ganha ao final de cada nível.

Quando você inicia a campanha, pode escolher um baralho para usar. Dessa forma, no início de cada mapa você poderá escolher 1 dentre 5 cartas aleatórias desse baralho, acumulando bônus.

Além disso, é possível encontrar cartas extras aleatórias no mapa que podem ser grátis ou custar cobres.

Preço

Os preços do lançamento começam em R$279,99 para PC e R$299,99 para consoles da Sony e Microsoft.

Preços tão altos são desanimadores, e um dos principais motivos de reviews negativas. Além disso, depende que todos os amigos desembolsem a grana pra jogarem juntos.

Com o lançamento oficial em 12 de outubro, teremos uma ideia melhor do conteúdo que Back 4 Blood vai ter. Assim, poderemos ver a relação do custo com o que o jogo tem a oferecer.

Sendo assim, sinto que vale mais a pena esperar por uma promoção, ou a queda natural do preço com o tempo. 

Bugs na versão beta de Back 4 Blood

Por ser a versão beta do Back 4 Blood, foi comum encontrar bugs. Enquanto alguns jogadores não conseguiam nem ligar o jogo, tive problemas ao mudar para a fase Sementes Ruins.

Outros erros comuns para muitos foram mensagens de queda de servidor e bots que travavam.

Também percebi erros em alguns textos de cartas e de legendas. Além disso, a dublagem mudava de idioma de uma hora para outra em algumas partes.

Conteúdo relacionado

Chegamos no fim da análise do beta de Back 4 Blood! E aí, quais são suas expectativas para o lançamento do jogo completo?

A seguir trago links úteis e conteúdo relacionado que você pode gostar:

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Lucas Charnyai

Bacharel em Artes Visuais e Técnico em Comunicação Visual.

Criador de conteúdo sobre arte digital, ilustrador e videomaker. Apaixonado por pintura digital, game design, pixel art, animação e fotografia.

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