Está começando hoje o Inktober 2019! Pra quem não conhece, o Inktober é um desafio de ilustração que acontece todos os anos durante o mês de outubro. É um dos eventos mais esperados pela comunidade de ilustradores do mundo todo.
O desafio foi criado pelo ilustrador Jake Parker em 2009. O nome “Inktober” é um trocadilho com as palavras em inglês Ink (tinta) e October (Outubro), que representam o material que deve ser usado para desenhar e o período do ano que o desafio acontece.
Funciona assim: cada participante deve fazer um desenho por dia durante os 31 dias do mês de outubro, se utilizando de tinta na cor preta, de preferência. Os desenhos podem ser feitos de forma tradicional ou digital.
Cada desenho deverá seguir um tema diferente por dia. No site oficial do Inktober está disponível a lista com sugestões para os 31 temas do mês, assim como as listas dos anos anteriores.
Parte da brincadeira é postar e compartilhar seus desenhos finalizados nas suas redes sociais usando as hashtags #inktober e #inktober2019! Além disso, é uma ótima oportunidade de trocar experiências com os outros participantes, se inspirar com outros trabalhos e observar sua evolução com o tempo.
Qual o objetivo desse desafio?
O objetivo é criar o bom hábito de praticar regularmente, não apenas desenho, mas também a criatividade com os temas.
Com o hábito de desenhar todos os dias, você treina seu lado técnico, aprende a trabalhar com sua expressividade em prazos curtos e está sempre sendo desafiado a ter novas ideias.
Dessa forma, você poderá ver seu progresso refletido nos seus trabalhos ao final do desafio, comparando sua evolução desde os seus primeiros desenhos.
Uma consequência muito legal desse desafio é compartilhar os desenhos finalizados, ver os trabalhos da galera e interagir com os outros participantes. Dessa forma todos se incentivam a produzir, trocam experiências, críticas construtivas e novas visões sobre os temas e técnicas usadas.
Regras do Inktober 2019
Segundo Jake Parker, no site oficial do Inktober, as regras oficiais são:
- Faça um desenho com tinta (tradicional ou digital)
- Poste online
- Use a hashtag #inktober e #inktober2019
- Repita isso todos os 31 dias de outubro
Nota: você pode postar diariamente, pode postar uma vez por semana, pode começar no meio da maratona, pode postar dia sim e dia não etc. Seja o que decidir, apenas seja consistente. Lembre-se que o objetivo do Inktober é desenvolver bons hábitos e praticar, então quanto mais consistente você for, melhor.
F.A.Q – Perguntas frequentes
A seguir vou colocar algumas perguntas frequentes sobre o Inktober, muitas delas tiradas do próprio site oficial, já que podem surgir algumas dúvidas quanto às regras:
Cheguei atrasado ou não pude postar em um dos dias. Ainda posso participar?
Sim! Infelizmente nem todos ficam sabendo a tempo, ou muitos tem compromissos que impedem de participar todos os dias. Mas o importante é se esforçar para engatar e desenvolver o bom hábito de praticar dentro do tempo que você tem disponível. Boa sorte!
Quais materiais posso usar?
O principal é criar uma arte final com tinta, de preferência preta. Portanto você pode usar tinta nanquim, caneta naquim e esferográfica, guache, marcadores, aquarela, entre outras. Você pode usar outros materiais também, como lápis, contanto que você faça uma arte final por cima utilizando tinta.
É válido fazer desenhos digitais?
A princípio o desafio era focado em desenhos tradicionais com tinta. Entretanto, fazer sua arte final usando meios digitais para participar também é válido. O próprio site do Inktober encoraja os artistas que querem praticar suas habilidades de simular pinturas com tinta de forma digital a usar esse meio para participar do desafio.
Posso fazer um rascunho antes de passar a tinta?
Claro!
Posso participar com caligrafia?
Sim. Se você faz sua arte através da caligrafia, tipografia, lettering, sinta-se a vontade para participar do inktober dessa maneira. Segundo o site oficial, há até mesmo artistas que participam com poemas ou histórias curtas.
Posso usar marcadores e aquarela?
Sim! Mas lembre-se que o desafio é sobre simplificar suas opções para fazer sua arte, criando a partir de uma folha em branco e tinta preta. Se quer usar cores, o site oficial sugere que você se limite a usar apenas uma cor. Fica o desafio!
Meu desenho precisa ser feito apenas de tinta para valer?
Não precisa. Seja qual for seu processo criativo, use-o. Se você quiser fazer o desenho a lápis e passar caneta por cima depois, pode. Se quiser começar o desenho com algum outro material, escanear e fazer a arte final no computador simulando traços com tinta, pode também.
Preciso seguir a lista oficial de temas do inktober 2019 para desenhar?
Não precisa! Muitos artistas gostam de criar suas próprias listas, muitas vezes com temas com os quais mais se identificam. Muitos até publicam essas listas pra quem quiser seguí-las também.
Por outro lado, é uma experiência interessante comparar desenhos e as diferentes ideias que surgem a partir dos mesmos temas.
Desenhar temas fora da sua zona de conforto também é uma ótima forma de exercitar a criatividade.
Preciso seguir os temas na ordem?
Também não precisa! Porém é legal aproveitar a onda de desenhos com o mesmo tema que estão sendo feitos diariamente. Dessa forma você acompanha a variedade de ideias criadas a partir da mesma palavra.
Links para acompanhar o Inktober 2019
Agora que você já sabe as regras, se liga como acompanhar os trabalhos de outros(as) artistas e se inspirar!
Recomendo também fazer parte de grupos de desenho nas redes sociais, como o Facebook, assim você mostra seus desenhos para mais gente interessada e conhece outros artistas.
- Site oficial do Inktober
- Instagram oficial do Inktober
- Facebook oficial do Inktober
- Hashtag no instagram #inktober
- Hashtag no instagram #inktober2019
- Website do Jake Parker, criador do Inktober
- Canal do Jake Parker, criador do Inktober
Por fim, fique com meu conselho: não pare no Inktober! Use o hábito saudável de praticar sempre para se desenvolver como artista! Busque por novos desafios, e não se esqueça de compartilhar seus trabalhos. Boa sorte e boa prática!