O jogo Space Trials é um videogame em desenvolvimento por Lucas Charnyai. Inicialmente feito para o concurso Space Mods, da YoYo Games, o jogo é para a plataforma windows. É baseado no clássico Asteroids, um jogo de arcade muito popular lançado em 1979 pela Atari.
O objetivo é fazer o maior número de pontos, controlando sua nave espacial e atirando em asteroides e naves inimigas. Você deve, então, evitar que se choquem com sua nave. Pois, se você perder suas 3 vidas, o jogo acaba.
Além de diferenças no visual, o jogo Space Trials traz também power ups com novas armas, novos inimigos e múltiplos níveis com diferentes objetivos. Além disso, é possível jogar sozinho ou encarar o desafio com mais uma pessoa no modo multiplayer.
YoYo Games é a empresa responsável pelo programa de criação de jogos GameMaker Studio 2, e no dia 21/12/2018 lançou um desafio para os utilizadores do programa: Space Mods.
A partir de um tutorial em vídeo sobre como criar um jogo no estilo Asteroids, os participantes deveriam modificar e melhorar o jogo, com foco na jogabilidade. O tempo para finalizar o jogo era de 10 dias.
A seguir você confere as principais características do jogo Space Trials.
Índice
ToggleRegras do jogo Space Trials
Controle
Você controla uma nave espacial que pode girar para os lados, acelerar e brecar. Assim, como o jogo é baseado no clássico Asteroids, a aceleração da nave imita a movimentação original, como a inércia no espaço, sendo necessário habilidade para manusear a nave e desviar dos obstáculos.
Tiros
O jogador possui dois tipos de tiro, por exemplo: tiros simples, que são infinitos e você pode atirar muito rapidamente, e tiros especiais, que são mais poderosos, limitados e são adquiridos ao pegar power ups que aparecem pela tela.
Vidas
A nave possui 3 vidas, as quais serão perdidas uma a uma quando se chocar com asteroides, inimigos ou tiros inimigos. Dessa forma, quando o número de vidas chega a zero, o jogo acaba. No modo multiplayer, por outro lado, o jogo só acaba quando ambas as naves ficam sem vida.
Pontuação
O jogador possui um contador de pontos (score), e o objetivo é conseguir o maior número de pontos antes que a nave perca todos os seus pontos de vida. Por isso, o grande desafio é conseguir bater o recorde de pontos em cada nível e ter sua nova pontuação salva para que você tente superá-la novamente. Para ganhar pontos, é preciso destruir asteroides e naves inimigas.
Fim de Jogo – Game Over
Quando a nave do jogador é destruída completamente, o jogo acaba. Então, na tela de fim de jogo, você poderá ver sua pontuação final, e o recorde de pontuação para aquele nível, com diferentes recordes para os modos de um e dois jogadores. O jogo salvará e carregará automaticamente a melhor pontuação até o momento.
Então, o jogador poderá tentar novamente (retry), ir para a seleção de níveis, ou voltar ao menu principal.
Modo Multijogador / Multiplayer
No modo multiplayer é possível enfrentar o desafio ao lado de mais uma pessoa. No total serão duas naves combatendo lado a lado, cada uma com 3 pontos de vida e pontuação separada. A dificuldade do jogo aumentará, como maior quantidade de asteroides e inimigos na tela.
Apesar de ser um modo cooperativo, os jogadores também podem competir para ver quem faz a maior pontuação individual ou quem sobrevive por mais tempo. Lembrando que ambos podem cooperar para conseguir bater o recorde de pontuação total para cada nível no modo multiplayer.
A partida só termina quando ambas as naves ficarem sem pontos de vida. Na tela final, os jogadores poderão ver suas pontuações individuais e a pontuação total. Também poderão ver também o recorde de pontuação para aquele nível no modo multiplayer.
Níveis
O jogo Space Trials atualmente possui 4 níveis de um total de 6, que trazem desafios diferentes para o jogador.
Nível 1 – Clássico: Este nível é uma versão clássica do jogo Asteroids, ou seja, o objetivo é destruir os asteróides que irão aparecer, que então se dividem em 2 menores até serem destruídos completamente
Nível 2 – Um Novo Desafio: versão clássica do Asteroides, mas com naves alienígenas inimigas e um novo tipo de asteróide mais difícil de destruir.
Nível 3 – Chuva de asteróides: você deve lutar contra uma chuva de asteróides e naves inimigas, ou seja, todos os inimigos virão de uma única direção.
Nível 4 – Defenda a estação espacial: esse nível traz um novo objetivo, que é defender uma estação espacial no centro da ela. Ela possui uma quantidade de vida, que irá diminuir conforme asteroides se chocarem com ela ou naves inimigas consigam atirar nela. Então você deve agir rápido para impedir que isso aconteça e também deve se preocupar em se proteger, caso o contrário, perderá suas 3 vidas!
Power Ups
O jogo possui Power Ups, ou seja, itens especials que dão habilidades extras para o jogador. Por exemplo, você pode recuperar uma vida perdida, ativar um escudo para se proteger, e conseguir tiros especiais e mais poderosos. A seguir você confere a descrição dos power ups disponíveis.
| Recuperar vida: recupera um ponto de vida perdido para a nave. O número máximo de pontos de vida que cada jogador pode ter é 3. |
Escudo: cria um campo de força em volta de sua nave, deixando-a invulnerável. O escudo causa dano ao longo do tempo em asteroides e inimigos que estiver tocando. | |
Tiro múltiplo: arma especial que atira 3 balas em formato de cone. | |
Laser: arma especial que atira um laser que irá causar dano em todos os asteroides e inimigos em que encostar. | |
Míssil: arma especial que atira um míssil que explode ao se chocar, causando um grande dano em uma área circular. |
Créditos e informações técnicas
Lucas Charnyai é o artista digital criador do projeto do jogo Space Trials e responsável por sua execução. As informações técnicas e créditos estão listadas a seguir:
- Plataforma: Windows
- Game Engine: GameMaker Studio 2
- Programa de edição de imagens: Adobe Photoshop CC 2019
Créditos das imagens utilizadas
- Imagens de asteroides disponibilizadas por Surt no site OpenGameArt.org
- Imagens de naves espaciais, power ups e tiros foram criadas por Lucas Charnyai.
Créditos das músicas e efeitos sonoros utilizados
- Efeitos sonoros do pack Universal Sound FX por Imphenzia.
- Músicas de fundo do pack Ultimate Game Music Collection por John Leonard French.