Guia do jogo Phasmophobia

Sejam bem-vindos(as) ao Guia do jogo Phasmophobia, um jogo cooperativo de terror para 1 a 4 jogadores. Neste guia você vai aprender tudo o que precisa saber pra começar a jogar, com informações mais detalhadas do que as que você encontra no próprio jogo.

No jogo Phasmophobia a equipe deve entrar em um local de investigação assombrado por um fantasma e, usando equipamentos especiais, deve descobrir qual é o tipo desse fantasma.

Mas não pense que será fácil! Além do trabalho de investigação, você precisará tomar cuidado para não ser pego e morrer nas garras da assombração.

O jogo exige comunicação entre os jogadores através do chat de voz, que pode ser local ou através de um rádio para comunicação à distância.

Com esse guia do jogo Phasmophobia você vai aprender desde o básico sobre quais são os objetivos do jogo, como identificar o fantasma, para que serve cada equipamento, como conseguir mais dinheiro e experiência, e como escapar com vida.

Além disso, você verá alguns links úteis para te ajudar durante a investigação, com mais informações sobre o jogo. Em pouco tempo você vai aprender a jogar níveis mais desafiadores, que precisam de maior conhecimento sobre o jogo.

Índice

Planilha de Dicas do jogo Phasmophobia

Além deste guia do jogo Phasmophobia, também há uma planilha com dicas e informações mais avançadas para você usar enquanto joga!

Depois de aprender o básico do jogo com esse guia, use a planilha como referência durante suas investigações:

Aprenda como:

Usar cada um dos itens

Descobrir as evidências de cada fantasma

Identificar fantasmas pelo comportamento

Completar os objetivos opcionais

Conseguir as melhores recompensas e fotos

Usar as Possessões Amaldiçoadas

Links úteis

A seguir estão links úteis para você aprender mais sobre o jogo e usar como guia durante as investigações:

• Mapas do jogoMapas interativos do jogo, com o nome de cada sala e a localização de disjuntores, câmeras, interruptores, possessões amaldiçoadas, chaves e pias.

• Phasmopedia (inglês) –  Wiki com várias informações detalhadas e completas sobre o jogo.

• Folha de dicas – Phasmophobia Cheat Sheet (inglês) Aplicativo online que auxilia durante o jogo. Mostra as principais informações sobre cada fantasma, bem como suas evidências, comportamento, velocidade e sanidade média em que começa a caçar. Além disso, permite organizar a lista dos possíveis fantasmas de acordo com as evidências que você for encontrando. Também possui áudio dos passos de cada fantasma para fazer comparação, timer para incenso e mapas com a localização dos objetos e outros pontos de interesse.

• Identificando fantasmas pelo som dos passos (Inglês) – Vídeo com comparações entre os sons de passos de diferentes tipos de fantasma.

Objetivos do jogo Phasmophobia

objetivo principal da sua equipe no jogo Phasmophobia é entrar em uma área de investigação e descobrir qual é o tipo do fantasma que está assombrando o local. Essa área pode ser uma casa, escola, acampamento, instituição mental, prisão, entre outros mapas.

Existem vários níveis de dificuldade que vocês podem escolher, como Amador, Intermediário, Profissional, Pesadelo, Insanity, Personalizado e Challenge. Dificuldades maiores são desafiadoras e você vai precisar de conhecimento de jogo e trabalho em equipe para conseguir completar os objetivos e sobreviver.

Os jogadores chegam no local através de uma van, que contém equipamentos e monitores que ajudam na investigação. Ela será seu centro de operações, e é muito importante que sempre haja comunicação no chat de voz entre os jogadores, seja pelo chat local (tecla V) ou pelo rádio (tecla B).

A seguir você vai ver um resumo de como funciona o jogo, e tudo será explicado com mais detalhes no decorrer deste guia.

Descobrindo o tipo do fantasma

Cada partida tem 1 fantasma, e existem 24 tipos de fantasma possíveis. Seu objetivo principal é descobrir qual deles é, e você pode identificá-lo tanto pelas evidências que ele deixa, como por seu comportamento.

Para isso, você e sua equipe precisam encontrar rápido qual é a sala favorita do fantasma, que é onde ele mais costuma ficar e fazer interações, deixando evidências e outras pistas.

É através de equipamentos que os jogadores trazem para a partida que vocês podem encontrá-lo, detectar suas evidências, se proteger, completar objetivos opcionais e conseguir tirar fotos que geram recompensas.

Quando descobrir as evidências e o tipo do fantasma, você deve marcar tudo em seu diário. Para isso, abra-o com a tecla J, e na aba Evidências clique nas evidências encontradas e o tipo do fantasma.

Completando objetivos e ganhando recompensas

Além de descobrir o tipo do fantasma, a equipe pode completar tarefas opcionais, como completar objetivos que são escolhidos aleatoriamente para cada partida, encontrar um osso do fantasma escondido no mapa, tirar boas fotos relacionadas à investigação e completar objetivos diários e semanais.

Quanto mais objetivos vocês completarem na partida, maior será a experiência e dinheiro que vão ganhar. Além disso, suas recompensas serão multiplicadas quanto maior for a dificuldade que estiverem jogando!

Com a experiência você irá liberar novos mapas e itens para comprar, e com o dinheiro poderá comprar vários equipamentos novos para ajudar nas próximas investigações.

Mantendo a sanidade

Cada jogador começa com 100% de sanidade, e esse número diminui ao ficar em ambientes escuros, presenciar certos eventos paranormais, ser alvo de habilidades de alguns fantasmas e usar possessões amaldiçoadas.

Você não morre se a sanidade chegar a 0%, mas se a sanidade média da equipe baixar muito, o fantasma passa a conseguir se materializar, caçar, e se te encontrar… te matar! Além disso, você precisará de sanidade para usar certas possessões amaldiçoadas, que são objetos sobrenaturais poderosos e úteis que você vai aprender depois neste guia.

Os jogadores podem evitar perder sanidade para o escuro acendendo as luzes de onde estiverem. Além disso, podem desacelerar a perda de sanidade segurando uma vela acesa.

Mas tome cuidado: para manter a energia do lugar funcionando você precisa ligar o disjuntor do mapa! O fantasma pode apagar luzes e desligar o disjuntor para te atrapalhar, e o disjuntor pode sobrecarregar e desligar sozinho se você ligar muitas luzes ao mesmo tempo.

A saída é jogar de forma cautelosa, e se for necessário, usar os poucos remédios de sanidade que você pode trazer para recuperar parte da sanidade perdida para ganhar mais tempo.

Fugindo da morte

O desafio do jogo está em conseguir fazer tudo sem morrer, pois o fantasma irá se materializar e caçar os jogadores de tempos em tempos se a equipe perder muita sanidade. E se todos morrerem… a equipe perde a partida.

Durante uma caça, se o fantasma ver um jogador, irá persegui-lo e matá-lo com um simples toque. Para evitarem isso, os jogadores devem procurar esconderijos e usar equipamentos de proteção.

E se eu morrer?

Jogadores mortos irão continuar jogando como “fantasmas”, andando pelo mapa e ouvindo outros jogadores. Porém, não podem ser vistos e ouvidos pelos vivos, apenas por outros jogadores mortos.

Você perderá parte da experiência e dinheiro da recompensa no final da partida, e também perderá todos os itens que trouxe. Mesmo assim, ainda vale a pena continuar ajudando a investigar e prestando atenção no que os vivos comunicarem, pois você ainda receberá parte da recompensa – e pode até ser revivido(a) através de certas possessões amaldiçoadas.

Se você for azarado(a) e morrer, use isso em favor do seu time, pois você pode seguir o fantasma e monitorar seu comportamento, procurar pelo osso e possessões amaldiçoadas. Porém, você não será capaz de ver certas evidências deixadas pelo fantasma.

Mesmo morto, você pode se comunicar com os vivos pegando e jogando objetos no cenário, até mesmo levando objetos para fora da área de investigação, usando seus novos poderes fantasmagóricos. Combine respostas como: “se você acha que o tipo do fantasma é poltergeist, jogue um item na mesa da van” etc.

Finalizando a partida

É necessário que pelo menos 1 jogador esteja vivo ao final da investigação, para fechar a van e voltar para o lobby do jogo, finalizando a partida. Todos os jogadores vivos devem estar na Van para fechá-la.

Então, o resumo da partida vai aparecer, mostrando se você acertou o tipo do fantasma e quanto ganhou de experiência e dinheiro, dentre outras informações sobre a partida.

Controles

A seguir estão os controles para jogar Phasmophobia no PC:

Andar: W, A, S, D

Olhar em volta: Mover o Mouse

Correr: Shift (Segurar)

Ativar item na mão: Clique direito

Interagir: Clique esquerdo

Pegar item: E

Posicionar item: F

Jogar item na mão: G

Ligar ou desligar lanterna enquanto segura outro item: T

Mudar item na mão: Q / Roda do mouse

Agachar: C

Abrir o jornal: J

Chat de voz local: V (Segurar)

Chat de voz pelo rádio: B (Segurar)

Se preparando para jogar

Antes de começar a jogar, você inicia em uma sala interativa que é o lobby do jogo. É nela que você pode se conectar e interagir com outros jogadores antes de começar a partida.

Esses jogadores podem tanto ser seus amigos, como pessoas aleatórias que você encontra em salas abertas. Você pode tanto criar sua própria sala aberta ou privada, como entrar nas salas de outras pessoas.

Quando tiver com jogadores na sala, você poderá conversar localmente com eles segurando a tecla V. Você também pode conversar à distância durante o jogo segurando a tecla B para usar o rádio.

É aqui no lobby também que você pode escolher o mapa que vai jogar, acessar a loja de equipamentos e escolher quais quer levar para a partida. Vamos ver como se preparar para jogar:

Quadro para procurar partida

O quadro no centro do lobby é por onde você escolhe se quer jogar solo (Um jogador), jogar com outras pessoas (Multijogador) ou começar o treinamento.

Se é sua primeira vez jogando, recomendo fazer o treinamento para aprender como o jogo funciona. Depois volte aqui para aprender mais!

Modo multijogador

Se for jogar com outras pessoas, escolha o modo Multijogador. Então, você verá todas as salas públicas que outras pessoas criaram, e o número de vagas em cada uma.

Você também pode clicar em Criar Sala para criar a sua própria sala abera ou privada, ou pode clicar em Juntar-se a uma Sala Privada para jogar só com amigos(as).

Quadro da sala do servidor

Quando tiver entrado em uma sala ou criado a sua, você entrará em um lobby compartilhado com sua equipe, e pode conversar usando o chat de voz segurando a tecla V.

No quadro central vão aparecer os jogadores, o mapa escolhido, a dificuldade e os itens que estão sendo levados para a partida. Apenas o líder da sala pode trocar a dificuldade.

Você pode acessar esse quadro clicando nele ou apertando a Barra de Espaço a qualquer distância.

Nesse quadro, cada jogador tem um cartão de identificação, e você pode mudar a aparência do seu personagem clicando na sua foto. Além disso, clicar no círculo que fica do lado direito do cartão irá mudar sua cor e descrição, caso você tenha completado algum desafio de evento como Halloween ou Páscoa.

Para começar a jogar, todos precisam clicar em Pronto, e o líder da sala deve clicar em Iniciar.

Loja de equipamentos

A loja de equipamentos fica do lado direito do quadro da sala do servidor. Clique com o botão esquerdo para abrir a loja.

Na aba Loja você pode comprar um ou mais unidades de cada item. Basta escolher quantos quer comprar de cada um e clicar em Comprar.

Já na aba Equipamentos, você pode escolher quantos de cada item quer levar para a partida. É só escolher a quantidade e clicar em Adicionar.

Cada membro da equipe pode contribuir com parte dos itens, pois eles serão compartilhados.

Se você não morrer, todos os itens que você levou para a partida voltarão automaticamente para o seu inventário, mesmo que você tenha usado ou deixado do lado de fora da van.

Porém, se você morrer, apenas os itens que você levou para a partida serão perdidos. Você vai recuperar 50% do valor deles se estiver jogando na dificuldade Amador, 25% no Intermediário e não recupera nada em dificuldades maiores, então tome cuidado!

Seletor de mapa

O seletor de mapas é um quadro que fica do lado esquerdo do quadro da sala do servidor. Nele os jogadores podem votar em qual mapa querem jogar.

Ao passar o mouse sobre um mapa, você verá no canto superior direito a indicação de quantos cômodos e andares o mapa tem.

Se votarem em mapas diferentes, o jogo escolherá aleatoriamente um dos mapas selecionados.

Minijogos para passar o tempo

No andar de cima do lobby há alguns jogos para você jogar sozinho ou com sua equipe. Por exemplo, você pode jogar basquete, boliche e outros jogos.

É uma ótima forma de passar o tempo enquanto espera mais jogadores entrarem na sala.

Equipamentos

Os jogadores podem levar equipamentos para auxiliar na investigação, e eles servem para encontrar a localização do fantasma, descobrir suas evidências e comportamento, se defender e completar objetivos.

Sempre que inicia uma nova partida, o jogo já fornece de graça os equipamentos básicos necessários para coletar as evidências. Além disso, os jogadores podem levar unidades extras desses itens, além de equipamentos opcionais que podem ser liberados para compra conforme você aumenta de nível.

Ao completar tarefas e finalizar uma partida, você vai ganhar experiência e dinheiro para liberar novos equipamentos e comprá-los. Cada jogador pode contribuir com parte dos itens que serão usados na partida por todos, e há um limite de unidades de cada equipamento que a equipe pode levar para cada missão.

Ao finalizar a partida, se você estiver vivo, todos os itens que você levou voltarão para o seu inventário, independente se você os deixou fora da van ou usou algum item consumível, como pílulas de sanidade, sal e incensos.

Porém, se você morrer, você perderá todos os itens que você levou. Você receberá um seguro de 50% do valor dos itens perdidos na dificuldade amador, 25% do valor no Intermediário e não receberá nada em dificuldades maiores.

Usando os equipamentos

Durante a investigação os equipamentos aparecem na parede da Van, e você pode pegá-los com a tecla E. Por outro lado, pode devolver o item na parede da van apontando para onde ele estava e apertando a tecla F.

Você pode carregar até 3 itens, sendo 1 deles em sua mão, e trocar o item que está segurando com a roda do mouse ou a tecla Q. Para ligar ou usar alguns itens, use o clique direito do mouse. Você também pode jogar o item que está segurando no chão com a tecla G.

Além disso, você pode posicionar alguns itens no chão ou sobre móveis com a tecla F, como a Câmera de vídeo, Vela, Crucifixo  etc, e pode segurar a tecla para ver a posição e soltar para colocar. Alguns itens só podem ser ativados dessa forma, como o projetor D.O.T.S, Caderno de Escritas Fantasma, Sensor de Movimento e Sensor de Som. Dependendo de onde for posicionar, antes pode ser necessário agachar com a tecla C.

Melhorando seus equipamentos

Todos os equipamentos começam no Tier I, que é a versão mais simples. Conforme você for aumentando de nível e conseguindo dinheiro, vai poder comprar melhorias para cada um dos seus equipamentos, aumentando eles para o Tier II e Tier III.

Equipamentos melhorados são mais eficientes, podem ter uma área de interação maior, aumentar a chance do fantasma dar uma evidência, durar mais tempo etc.

Cada equipamento pode ser melhorado individualmente a partir de diferentes níveis. Além disso, o custo para melhorar cada equipamento varia de acordo com o tipo do equipamento e o Tier.

Uma vez que você liberar um Tier maior para um equipamento, como o Leitor EMF Tier II, por exemplo, todos os leitores EMF Tier I que você já possui irão virar automaticamente Tier II. Além disso, qualquer leitor EMF que você comprar já virá como Tier II, e o preço para comprar cada unidade do equipamento será igual para qualquer Tier.

Por outro lado, se você quiser usar um Tier mais baixo, é só ir na loja e clicar no símbolo do Tier e escolher qual quer levar para a partida.

 

Lista de equipamentos

Abaixo você verá uma lista dos equipamentos e para que serve cada equipamento:

Câmera de vídeo

Permite ver a evidência Orbe Fantasma se estiver no Modo Noturno (clique direito). Pode ser posicionada com a tecla F (Segure a tecla e gire o mouse para rotacionar) dentro do local de investigação, e sua imagem pode ser vista no monitor de câmeras da van.

Projetor D.O.T.S.

Usado para detectar a evidência Projetor D.O.T.S. Precisa ser posicionado no chão, móveis ou paredes com a tecla F. Cria um campo de luzes verdes pontilhadas em volta de onde for colocado. A evidência é confirmada se aparecer uma silhueta verde do fantasma nas luzes do projetor.

Leitor EMF

Usado para detectar a evidência EMF Nível 5. Detecta interações do fantasma com objetos e com o ambiente, acendendo duas ou mais luzes e emitindo som. Se acenderem 5 luzes, confirma a evidência EMF Nível 5.

Lanterna

Ilumina a área onde você apontar, na forma de um cone de luz.

Caderno de Escritas Fantasma

Usado para detectar a evidência Escrita Fantasma. Pode ser posicionado no chão ou sobre móveis com a tecla F. A evidência é confirmada se o fantasma escrever no livro.

Spirit Box

Usado para detectar a evidência Spirit Box. Ligue com o clique direito e faça perguntas ao fantasma. A evidência é confirmada se o fantasma responder. Nesse caso aparecerá um ícone de fantasma no visor.

Lanterna UV

Usado para detectar a evidência Ultravioleta. Ligue com o clique direito e aponte para portas, janelas e interruptores. A evidência é confirmada se aparecer digitais ou mãos fosforescentes.

Câmera Fotográfica

Permite tirar fotos relacionadas à investigação, como do fantasma, osso, objetos com o qual o fantasma interagiu etc, o que gera experiência e dinheiro no fim da partida.

Vela

Ilumina uma área fraca ao seu redor. Pode ser acesa com o clique direito quando se tem um isqueiro no inventário, ou segurando o isqueiro e apertando a tecla F ao apontar para a vela. Impede a drenagem passiva de sanidade quando estiver acesa na sua mão.

Crucifixo

Impede que o fantasma inicie uma caçada se ele estiver em um raio de 3 metros do crucifixo, queimando quando isso acontece. Funciona até 2 vezes.

Bastão de Luz UV

Mesma função da Lanterna UV, mas ilumina uma área ao seu redor e não é um equipamento eletrônico. A luz fica mais fraca com o tempo.

Câmera de cabeça

Pode ser equipado com a tecla E, e fica na cabeça do jogador, sem ocupar espaço de itens. Sua imagem pode ser vista pelo monitor de câmeras da Van.

Isqueiro

Pode ser aceso com o clique direito e Ilumina uma pequena área ao seu redor. Permite acender incensos e velas se estiver em seu inventário.

Sensor de Movimento

Detecta o movimento de jogadores e do fantasma se passarem em sua frente, acendendo uma luz. Pode ser monitorado no minimapa da van. Posicione o sensor com a tecla F nas paredes.

Microfone Direcional

Detecta sons onde você apontá-lo, em formato de cone, mostrando um número referente ao volume dos sons captados. Tem grande alcance e permite ouvir através de paredes. Pode ser ligado com o clique direito.

Sal

Permite colocar 3 pilhas de sal no chão. Se o fantasma passar pelo sal, deixará uma pegada, e também será possível ver pegadas ultravioletas por alguns segundos com equipamento UV.

Pílula de sanidade

Recupera instantaneamente uma porcentagem da sanidade do jogador. O vidrinho é descartado automaticamente ao ser usado 1 vez.

Incenso

Cega o fantasma por alguns segundos se for aceso perto dele durante uma caçada. Também impede o fantasma de iniciar a próxima caçada por um determinado tempo. Para isso, tenha um isqueiro no inventário, segure o incenso e acenda com o clique direito.